segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Inspirações da Maria: Diane Von Furstenberg

Chic e vitoriosa. Assim podemos definir Diane von Furstenberg. Uma gigante da moda mundial, mas que não cansa de trabalhar e apostar em novas tendências, e que não a toa é presidente do respeitado CFDA (Council of Fashion Designers of America).


Nascida na Bélgica como Diane Simone Michelle Halfin, em uma família judaica de classe media alta, a estilista é filha de uma sobrevivente do Holocausto. Sua mãe esteve em Auschwitz dezoito meses antes de dar a luz a Diane. Aos 18 anos conheceu o príncipe Egon von Furstenberg da alta nobreza alemã. Casaram-se em 1969 e tiveram dois filhos: o príncipe Alexander e a princesa Tatiana. A partir daí recebeu o título nobiliárquico de princesa von Furstenberg. Apesar de divorcia-se em 1972 e perder o título, Diane manteve o direito de usar o sobrenome caso quisesse, e assim o manteve para a sua vida profissional.

Desde o nascimento de sua filha, von Furstenbeg já tinha residência em Nova Iorque. E foi lá que se estabeleceu de vez. Investiu na área da moda e nos anos 70 foi alavancada a posição de destaque entre os melhores do mundo por causa de uma criação icônica: o wrap dress, ou vestido envelope para nós brasileiras! Peça prática, versátil,e extremamente feminina com seu decote profundo em V e mais ajustado ao corpo. Virou a marca de uma década e um curinga nos guarda-roupas femininos até hoje - afinal, quem nunca teve um?!


Sua marca hoje é uma das queridinhas dos fashionistas. Mulheres poderosas como Sarah Jessica Parker, Eva Longoria e Jessica Alba são constantemente vistas usando suas criações. Sua empresa também foi responsável por lançar tendências, como os óculos redondinhos que desde 2011 vem sendo os queridinhos de muita gente por aí. Mas apesar de todo sucesso, a designer não para. Seu foco agora são os acessórios.

Desde 2005 Diane tem uma certa ligação com o Brasil, quando lançou a coleção Diane von Furstenberg by H. Stern, mas foi em 2011, quando esteve em São Paulo para o Hot Luxury, uma conferência sobre luxo organizada pelo jornal International Heral Tribune, que revelou quais seriam suas estratégias para os próximos anos. Concentrar toda a sua atenção para as seis irmãs: sapatos, bolsas, lenços, joias, perfumes e cosméticos. Segundo a própria Diane, apesar dela ter uma marca de luxo bem-sucedida, são os acessórios que representam mais da metade das vendas e que são responsáveis por atrair novos clientes, mesmo aqueles que não podem pagar por peças do vestuário com custo elevado, mas podem consumir produtos mais democráticos e acessíveis. "Os acessórios estão para os looks como a pontuação para as frases. Você pode ter as palavras certas, mas são as vírgulas e os pontos que aperfeiçoam o sentido da mensagem."



Foi neste mesmo evento que ela mostrou o quanto seu timimng ainda é perfeito. Fã confessa da internet, von Furstenberg tem o costume de ir pra cama com o seu tablet. Deste vício surgiu a ideia de fazer uma bolsa em que o uso do aparelho ficasse mais confortável para a mulher. Daí surgiu a Harper's Connect Day Bag, uma linda bolsa - que existe em preto, marrom e estampa de onçinha - que possui um compartimento de entrada para tablets, assim você pode usar o aparelho e mexer na tela sem tirá-lo da bolsa. Ao aparecer no Hot Luxury com sua it bag de onçinha, despertou o desejo das blogueiras e a curiosidade da mídia.

Sua loja no Shopping Iguatemi em São Paulo é a segunda maior do mundo da marca, ficando atrás somente da loja de Nova Iorque. E é lá que ela revelou outros planos pro futuro: criar uma linha de sapatos de salto glamourosos e confortáveis, que permitam as mulheres ficarem lindas e mesmo assim andarem quilômetros. Existe alguém que dúvida da capacidade desta criadora nata? ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário